APRESENTAÇÃO



        Com o lançamento da Revista Em Debate, o Departamento de Serviço Social da Puc Rio quer oferecer um novo veículo para divulgar a produção docente e discente na área do serviço social, das ciências humanas e sociais.

        Será uma revista virtual, semestral, dinâmica, de caráter interdisciplinar, aberta ao debate da questão social, apresentada em diferentes facetas, ora na discussão teórica, ora em formas de enfrentamento, procurando sempre contribuir para o avanço do conhecimento na área e para a organização de estratégias no campo da prática social.

        Os temas tratados no primeiro número da revista trazem contribuições importantes, que vão da busca da origem humana do poder e da opinião pública e, nesta perspectiva, procurando compreender melhor as formas de poder que se encontram na origem dos Direitos do Homem, às formas como mulheres trabalhadoras, vítimas do trabalho escravo por dívidas, no nordeste do Mato Grosso, falam a respeito de si, das lembranças dolorosas do passado. Estas trazem, através dos seus discursos, melhor entendimento do processo de escravidão de pessoas levadas do Mato Grosso para fazendas do Sul e Sudeste paraense.

        Há, ainda, o artigo que traz o debate de estudos socioculturais presentes no contexto da globalização, encarados como parte de novas questões sociais; o texto analisa o conceito de desenvolvimento sustentável do ponto de vista de sua história, defendendo a idéia de que as identidades culturais locais constituem o trunfo das comunidades no processo de desenvolvimento local sustentável. Apresenta, também, a discussão da categoria comunidade e suas resignificações no contexto de descentralização das políticas sociais no Brasil a partir dos anos 1990.

        Complementando estes debates estão incluídas duas resenhas de importantes livros, como o de Gilberto Dupas sobre Tensões contemporâneas entre o público e o privado, e o de Maria Augusta Tavares sobre Os fios (in) visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho.

        Assim, as contribuições de diversos autores, sobre variados temas, possibilitam conhecimentos e debates significativos sobre questões presentes na sociedade brasileira contemporânea.



Maria Aparecida Barbosa Marques
Diretora do Departamento de
Serviço Social da PUC-RIO